sábado, 7 de março de 2015

Resenha: O Fim da Eternidade, de Isaac Asimov

Título Nacional: O Fim da Eternidade
Ano de Lançamento no Brasil:  2007 (nesta editora)
Número de Páginas:  256
Editora no Brasil: Aleph                                                   
Tradutor: (não fornecido)

Título Original: The End of Eternity
Autor: Isaac Asimov
Ano de Lançamento: 1955
Número de Páginas:  192
Editora: Fawcett Cress

Sinopse: Uma das obras-primas de Ficção Científica de Isaac Asimov, este romance autônomo é um monumento do florescimento da Ficção Científica no século XX. Ele é amplamente considerado como o melhor romance singular de Ficção Científica de Asimov.
Andrew Harlan é um Eterno, um membro da elite do futuro. Um dos poucos que vivem na Eternidade, um local fora de lugar e tempo. O trabalho de Harlan é criar Mudanças de Realidade cuidadosamente controladas e decretadas. Essas mudanças são pequenas, perfeitamente calculadas no curso da história para o benefício da humanidade. Embora cada alteração seja feita para o bem maior, há sempre um custo.
Durante uma de suas atribuições, Harlan conhece e se apaixona por Noÿs Lambent, uma mulher que vive em tempo e no espaço real. Quando Harlan descobre que Noÿs deixará de existir com a próxima mudança, e ele arrisca tudo para extraí-la para a Eternidade.
Infelizmente, eles são capturados. O castigo de Harlan? Sua próxima missão: matar a mulher que ama antes de o paradoxo que criaram resulte na destruição da Eternidade.
(Sinopse da versão Americana, que eu achei mais interessante)

Gênero: Ficção Científica, Adulto

Resenha: Se há um livro que pode ser descrito como um clássico da ficção científica, é esse! Temos viagens no tempo, diferentes dimensões, uma hierarquia aparentemente rigorosa em prol da humanidade; está tudo lá. Eu não li todos os outros livros de Asimov, mas eu não tenho nenhum problema em aceitar que este é um de seus melhores trabalhos.
Como eu já me acostumei com Ficção Científica (principalmente no gênero Adulto) não tive problema com o fato de este livro que se desenvolver lentamente. No começo o autor usa termos desconhecidos como se todos fossemos cientistas espaciais, mas logo a gente percebe que isso não vai fazer a menor diferença para a história. Claro, a ciência é importante, mas ela é explicada por meio de ações durante todo o livro.
Eu não estava muito investida nos personagens, mas eu não acho que isso é necessariamente um ponto negativo no livro. Eu acho que o fato de que eu não me importei tanto com o Harlan ou com a Noÿs e ainda assim gostei muito do livro diz bastante sobre o quão interessante e bem desenvolvido este enredo é. Sei que pela sinopse esse livro parece ser bem romântico, mas não é tanto quanto se espera. Romance é o que motiva a ação dos personagens, mas não é o foco da estória e nem o que a faz ficar interessante. Coragem, inteligência e a vontade de ser alguém (as vezes alguém diferente) no mundo são os verdadeiros focos.
Os dois são personagens insossos na maior parte do tempo, mas tantas coisas interessantes foram acontecendo com eles a cada momento que sempre que eu podia eu tinha o interesse de abrir o meu livro e ler. Acho a principal razão para isto foi o mistério que permeou todo o livro. Porque esses personagens tão normais desafiariam a sua sociedade e suas regras de uma forma tão extrema? O Harlan vai conseguir fazer o que quer? O que vai acontecer com a Eternidade?
Foi muito gostoso descobrir tudo isso. Eu amei as discussões sobre o paradoxo temporal e o enredo super original sobre viagem no tempo, mas o que eu mais amei foi o final incrivelmente surpreendente. Eu, obviamente, não vou dar dicas sobre ele aqui e estragar as surpresas para vocês. Mas digo isso: é inteligente e completamente inesperado. Eu recomendo!

No Geral:
Minha classificação: 4 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Se eu tivesse uma boa razão, sim. Ele é super interessante.
Leria outros livros escritos pelo autor? Com certeza
Eu recomendo? Sim, para fãs de Ficção Científica. Você também vai gostar desse livro se gostou de: A Série Ender’s Game
Classificação Indicativa: Este é um livro para Adultos, mas acredito que pelos temas e não pelo conteúdo. Ele não tem muitos conteúdos gráficos de sexo ou violência. As coisas são referidas, mas não explícitas. Pessoas que tem mais de 14 anos e gostam destes temas podem ler este livro sem problemas.

MEU PRÓXIMO LIVRO, POR FAVOR!

Se você já leu e gostou deste livro, eu recomendo: a série Ender’s Game (que foi traduzida para o português), que se passa no espaço e fala muito sobre a ética do desenvolvimento humano também; e os outros livros de Asimov, como Eu, Robô (que na verdade é diferente do filme) e a trilogia Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário