sexta-feira, 20 de março de 2015

Resenha Trilogia Divergente (Divergente, Insurgente e Convergente), de Verônica Roth


Muito difícil hoje em dia quem não ouviu falar desta série. Mas mesmo assim tem muita gente em dúvida: lê-la ou não lê-la – es a questão! Espero poder ajudar com esta dúvida, e dar uma luz diferente para esta trilogia tão famosa. Ah, e tem uma discussão sobre o Filme Divergente no final!

Sinopse: Divergente é uma série de Distopia que se passa em uma Chicago futurista. Nesta sociedade as pessoas se dividem em cinco facções em que as pessoas são compelidas a desenvolverem uma determinada virtude especial: Abnegação (altruísmo), Amizade (generosidade), Audácia (coragem), Franqueza (sinceridade) e Erudição (inteligência). Cada uma tem uma função importante nesta sociedade – o que nos faz acreditar que esta sociedade não é só possível, como talvez até faça sentido. Não pertencer a nenhuma destas facções é ser excluído desta sociedade, um pária.
Aos 16 anos de Idade Beatrice Prior participa do teste que todos os cidadãos têm que participar: um que determinará a sua aptidão e influenciará na sua escolha entre continuar na Abnegação (e nunca se sentir completamente parte da sua comunidade) ou seguir seu caminho (e nunca mais conviver com a sua família novamente). E o pior, a resposta tranquilizadora que o teste deveria dar acaba colocando-a em perigo: Beatrice é Divergente, e não se encaixa em lugar algum.

Resenha da Trilogia: Este é um resumo bem fiel do livro, então se você gosta de Distopias com certeza já se interessou. Mas pode ser que você também esteja pensando “Legal, vou assistir o filme e ler outra coisa!”. Eu estou aqui, no entanto, para dizer que esta trilogia vale a pena – com ou sem o filme Divergente. Este é um daqueles livros dignos de serem comparados a Jogos Vorazes, porque ele é muito mais complexo do que aparenta ser.  
Sim, esse livro é sobre uma sociedade injusta e sobre a luta contra esta tirania. Mesmo com a melhor das intenções, mesmo esta pessoa sendo mais inteligente do que eu, será que alguém tem direito de fazer as minhas escolhas por mim? De me impedir de desenvolver dois lados, mesmo que contraditórios, de mim mesma? Acho que estas perguntas são muito pertinentes, mesmo para a nossa vida hoje. Amei essas tensões políticas, que foram feitas de uma maneira cheia de ação, te deixando com o coração na mão o tempo todo.

“A razão humana é capaz de justificar qualquer mal; é por isso que não devemos depender dela.”

Sim, esse livro é sobre uma menina encontrando o seu lugar no mundo e sobre as descobertas que ela faz sobre si mesma neste caminho. E que incrível a maneira que ela descobre estas coisas! Apesar de você estar na cabeça dela, muito pouco do que você sabe são coisas que ela te conta – a maioria são coisas que você descobre junto com ela por meio das interações dela com os outros, ou das fantásticas simulações (Amei essa tecnologia, aliás! É assustadora, mas eu quero pra mim!). É arrebatador descobrir essas coisas com ela, sentir que nós não somos um só, mas a soma das minhas partes. Acho que saber onde a gente se encaixa é algo que perseguimos a vida toda, e que qualquer um pode se identificar com isso.

Mas esse livro também é mais do que isso. Além de liberdade e identidade – dois tópicos poderosos por si só – essa série é sobre a o sentido da vida. Filosófico isso, eu sei, mas é verdade! O que me motiva? Pelo que eu me arrisco? O que eu morreria para salvar?

E é importante eu avisar: esta série não tem dó dos seus sentimentos! Você vai rir, vai chorar, vai se indignar, vai ficar confusa. Enfim, vai mexer com você!

Existem três livros e quatro novelas na série. Eu indico lê-los na ordem que foram lançados (livros primeiro, novelas depois). Eu não faço uma resenha especial para as novelas aqui, mas elas são legais (porém não essenciais). É bom para quem amou os livros e quer um pouco mais – já que são contadas da perspectiva do Quatro, um personagem muito amado por todos.

Acho que outra coisa que vale falar é que o primeiro livro da trilogia, Divergente, é sem dúvida o mais forte dos três! Eu tenho inclusive algumas encrencas com o último livro (e não é o final que me incomodou!). Essa é uma série que com certeza vale a pena, mas não é uma série crescente (pelo menos não foi para mim). Tendo dito isso, saiba também que ela precisa ser lida um livro atrás do outro! Te prometo que você vai se arrepender se não tiver o próximo na mão quando acabar o anterior! Eu falo um pouco tudo sobre isso na resenha específica de cada livro, mas com Spoilers para o livro anterior...

Gênero: Young Adult, Distopia, Ficção Urbana

No Geral:
Minha classificação para a série toda: 4.5 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Sim, quem sabe eu até faça isso antes de assistir o filme Insurgente
Leria outros livros escritos pela autora? Com certeza!
Eu recomendo? Sim! Acho que é uma série inescapável se você ama YA, Distopias, ou livros cheios de ação. Você também vai gostar dessa série se gostou de: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins; e Legend, de Marie Lu.
Classificação Indicativa: A partir dos 13 anos. Não é muito gráfico, mas esse livro tem um pouco de conteúdo de sexo e violência, além de decisões muito complexas para quem tem menos idade que isso. Mas não tem limite de idade para cima!

MEU PRÓXIMO LIVRO, POR FAVOR!
Se você já leu e gostou desta série, eu recomendo: A trilogia Delírio, de Lauren Oliver, por ser um mundo distópico fenomenal e incrivelmente possível, cheio de ação e surpresas; A trilogia Destino, de Ally Condie, por ser uma distopia que, apesar de mais doce e branda, é uma história surpreendentemente forte.


Se você quer saber mais sobre cada um dos livros, é só clicar no nome do livro que você quer para visualizar a resenha dele. 


      Divergente                                           Insurgente                                         Convergente

E se você quiser você também pode ver a Resenha do Filme Divergente e do Filme Insurgente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário