domingo, 29 de março de 2015

Resenha: Trilogia Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor




Sinopse: Pelos quatro cantos da Terra, mãos negras aparecem marcadas nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.
Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes humanos de um demônio está perigosamente baixo.
E nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra sem precedentes.
O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce da sua cabeça exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa quando o olhar abrasador do bonito e sombrio Akiva cai sobre Karou pela primeira vez em um beco em Marrakesh. Mas será que ela irá lamentar aprender a verdade sobre si mesma?
Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Gênero: YA, Fantasia Urbana, Fantasia Épica

Resenha: Esta é o melhor série do gênero Young Adult que eu já li. É também incrivelmente criativa maravilhosamente divertida, e absurdamente viciante. Ela faz coisas com as minhas emoções que eu não sei nem como descrever. Mas vou tentar, que é para você poder decidir se você vai gostar tanto destes livros quanto eu.

(E eu sei que ler resenhas muito apaixonadas acabam, por vezes, mais atrapalhando do que ajudando, aumentando as nossas expectativas do livro para um nível absurdo. Então eu vou tentar me conter nesta resenha mais geral da série. Para as resenhas específicas de cada livro, vai ser mais difícil.)

Para começo de conversa, mesmo se você não é fã de fantasia você deveria considerar estes livros. Eles na verdade são uma mistura maluca de Fantasia Urbana e Épica que dá super certo. O primeiro chama Feita de Fumaça e Osso, o segundo Dias de Sangue e Estrelas, e o terceiro Sonhos de Deuses e Monstros. Mas apesar de os livros terem muitos elementos fantasiosos e supernaturais, eles não são livros sobre o sobrenatural. Essa série, dentro de sua loucura maravilhosa, é incrivelmente realista. Eu não vou falar muito sobre as coisas malucas em si porque eu acredito piamente que é melhor quando lemos livros assim sem muitas informações. A não ser esta: Não se assuste! As coisas vão sendo explicadas aos poucos e elas todas fazem muito sentido. Prometo que você vai gostar desse estilo de escrita no final!

Na verdade esta é uma das melhores características desta trilogia – como ela explica as coisas para você de uma maneira que é propositalmente misteriosa, mas nem um pouco chata. Muitas coisas acontecem o tempo todo – não há momentos maçantes. Mas mesmo assim, as coisas se manifestam para você de maneira suave e sofisticada. Taylor revela personagens e enredo da mesma forma que alguém revela arte – lenta e delicadamente. É comum nos apaixonarmos por livros, mas o que não foi comum para mim é ter tido aquele inegável sentimento – de excitação e calma ao mesmo tempo – não por uma pessoa ou personagem, mas por uma história e pela maneira que ela é contada. Na verdade o estilo de escrita de Taylor é tão sensível quanto os seus personagens.

Estranhices a parte, eu preciso falar desses personagens incríveis! A autora prova como um bom livro te faz se identificar e se importar com personagens fictícios – sejam eles humanos ou não – e como pode te capturar para o seu mundo – seja ele em outro pais ou outro universo. Juro que você vai olhar para todos estes personagens ver como eles são humanos na sua essência. Você vai pensar “É, eu entendo o que essa pessoa está sentido!”. E, se você é como eu, vai querer que a mágica fosse verdadeira para você poder fazer um desejo e ser amiga da Karou, da Zuzana, do Mick e da Issa. Eu queria!

Queria mesmo não sendo um mundo “conto de fadas”, onde tudo dá certo e é bonitinho. Aliás, outro ponto positivo dessa história! Ela tem coisas maravilhosas, outras nojentas; coisas assustadoras e outras engraçadas; coisas que vão fazer o teu coração flutuar, e outras que vão esmaga-lo feito limão na caipirinha! As partes engraçadas e as esmagantes são as minhas favoritas, porque elas se equilibram de uma maneira muito linda. Quer um exemplo?

“– Não conheço muitas regras para serem seguidas na vida – dissera ele. – Mas essa é uma delas. É simples. Não coloque nada desnecessário dentro de você. Nenhum veneno ou produtos químicos, nenhum vapor ou fumaça ou álcool, nenhum objeto afiado, nenhuma agulha que não seja essencial, sejam drogas ou tatuagens, e... nenhum pênis que não seja essencial também.
– Um pênis que não seja essencial? – repetira Karou, adorando a frase, apesar de sua tristeza. – Existe algum que seja essencial?
– Quando aparecer um que seja essencial, você saberá. (página 26)

Nem o romance, que é lindo, é “romantizado”. Ele é épico, sem dúvida, mas ao mesmo tempo é real. Eles não são perfeitos. Ele erra, ela erra, mas nunca sem motivos compreensíveis. Esta definitivamente não é uma daquelas histórias que você fica berrando com os personagens na sua cabeça para eles deixarem de ser bunda moles! E, ainda melhor, o romance é uma parte importante e motivadora da vida destes personagens – mas não é toda a vida deles. A vida deles é muito mais complexa que isso.

Esta não é uma série onde um livro é melhor que o outro – é uma série onde os livros crescem de complexidade. Deixa eu explicar assim: é como se o 1º fosse a terra, onde a gente conhece os animais, as pessoas, o mundo e como as coisas funcionam; o 2º é o sistema solar, onde a gente conhece mais profundamente como tudo acontece e o que pode dar (muito) errado; e o terceiro é a galáxia, onde as coisas complexas realmente fazem sentido e eu enxergo as coisas de uma dimensão maior. Nenhum é melhor que o outro, só mais complexo. Eles são todos igualmente bons e poderosos! E o final, apesar de deixar espaço para o “universo”, é incrivelmente satisfatório e congruente.

Ah, e a novela – Noite de Bolo e Marionetes (Livro 2.5) – é a fofíssima história de Zuzana e Mick, que vale muito a pena e deve ser lida entre o 2º e o 3º livros. (Dentro da minha metáfora, ela é um cometa ou uma estrela cadente!).

Leiam todos, se apaixonem, e depois venham me contar! A Universal Pictures comprou os direitos do filme, mas não há novas notícias sobre isso desde 2013. Então não espere por isso, pois a própria Laini Taylor disse que pode nunca acontecer. Até porque, não importa o quão bom seja o filme, não tem como superar a beleza destes livros!

No Geral:
Minha classificação: 5 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Já reli uma vez (em português, para poder fazer essa resenha), e com certeza vou reler outras.
Leria outros livros escritos pela autora? Sem dúvida. Já li Lips Touch: Three Times (sem versão em português), uma coleção de histórias curtas, um pouco mais adultas, e decadentemente deliciosas; e quero ler a série Dreamdark (também sem versão em português), que é para um público acima de 9 anos de idade, e que no momento está incompleta.
Eu recomendo? Acho que fica bem claro que SIM, né? Conheço pessoas bem reticentes quanto à fantasia que amaram, então eu recomendo para qualquer pessoa, de qualquer idade. Mas aviso, ela não é aquelas séries que acabam “bonitinhas”, sabe?  Você também vai gostar dessa série se gostou de: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, por causa da realidade brutal da guerra contada de uma maneira linda e esperançosa; O Circo da Noite, de Erin Morgenstern, pela atmosfera mágica.
Classificação Indicativa: Apesar de ter conteúdos de violência e sexo, eu tranquilamente daria este livro para a minha sobrinha de 12 anos ler. Ele é um livro que lida com estes assuntos com esperança e delicadeza.

MEU PRÓXIMO LIVRO, POR FAVOR!
Se você já leu e gostou desta série, eu recomendo: O Circo da Noite, de Erin Morgenstern, se você quer a mesma atmosfera mágica; A trilogia Grisha, de Leigh Bardugo, começando por Sombra e Ossos, se você quer mais mágica e um mundo delicioso; Mistborn, o Império Final, se você quer um livro de fantasia diferente, porém igualmente bem escrito.


E se você amou tanto este livro que quer algo diferente para não poder compará-lo, eu recomendo estes livros (que também são bem escritos): Morto Até O Anoitecer, de Charlaine Harris, o primeiro livro da série de Ficção Sobrenatural que inspirou a série True Blood, que é leve e engraçado (mas atenção, tem conteúdo adulto!); O Estranho Caso do Cachorro Morto, de Mark Haddon, que é uma Ficção Contemporânea curtinha, fofa e estranha; Assasinato no Expresso do Oriente, de Agatha Christie, um Mistério Clássico dos bons; ou A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak, uma linda história de Ficção Histórica que vai te emocionar. 

Quer a resenha de cada livro separadamente? Aqui estão:


Declaração de Amor Feita de Fumaça e Osso (no forno)



Resenha Dias de Sangue e Estrelas (no forno)



Resenha Sonhos de Deuses e Monstros (no forno)



Resenha Noite de Bolo e Marionetes (Novela, Livro 2.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário