terça-feira, 21 de abril de 2015

Top Ten Tuesday: Dez Autores Favoritos de Todos os Tempos!



Top Ten Tuesday é um meme criado pelo Blog americano The Broke and The Bookish onde toda terça feira bloggers do mundo inteiro escrevem sobre uma lista de 10 coisas.

Essa semana eu vou falar sobre os meus Dez Autores Favoritos de Todos os Tempos! As próprias criadoras dos tópicos admitiram que estavam sendo malvadas ao pedir isso de qualquer amante de livros. Só DEZ? Quase impossível! Então o que eu fiz foi dividir pelos meus gêneros favoritos, para ficar mais fácil. Ainda assim, foi complicado. E dói muito meu coração deixar alguns dos meus favoritos de fora. Mas é a vida! E aí estão:


10) Suspense (Thriller): Dan Brown


Dan Brown é o autor norte-americano de O Código Da Vinci – seu livro mais renomado. É por causa deste livro que eu o escolhi. Consigo me lembrar até hoje do meu coração batendo forte às quatro e meia da manhã, porque seria impossível dormir e sem saber o que aconteceu com o Robert Langdon e a Sophie Neveu. Pra mim, ninguém escreve suspense como ele! Dan Brown também escreveu outros livros, como Fortaleza Digital (seu 1º livro, que eu li o começo e não me aventurei), Ponto de Impacto, Anjos e Demônios (que eu adorei e também recomendo), O Símbolo Perdido, e Inferno (estes últimos três também com Robert Langdon como personagem principal).


9) Poesia: Cecília Meireles

Eu não leio tanta poesia quanto eu acho que a minha alma merece. Na verdade eu não leio um livro inteiro de poesia desde que eu era adolescente. Mas poesia, quando me toca, me nutre de uma maneira que nem uma boa obra de Ficção consegue. Eu amo vários poetas – Cora coralina, Pablo Neruda, Dr. Seuss (sério, ele é um gênio!), Robert Frost – mas nenhum como eu amo Cecília Meireles! Esse é o meu favorito, que a minha mãe recitava para mim de cor quando eu era criança:


Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.


8) Mistério: Agatha Christie

Rainha do Mistério, Dama do Crime, Mãe da Sutileza, Agatha Christie é simplesmente gloriosa! Até a vida dela foi teve mistério – ela desapareceu por 11 dias quando o marido a deixou, em uma história interessantíssima que você pode encontrar aqui. Eu a conheci através do meu pai, aos 10 anos de idade mais ou menos, e me apaixonei instantaneamente pela sutileza da sua escrita e pelo mistério imprevisível dos seus enredos. Morte no Nilo e Assassinato no Expresso do Oriente são provavelmente meus livros favoritos dela.


7) Romance Histórico: Markus Zusak

Tudo bem, ele não escreve só Romances Históricos como a Phillipa Gregory (autora da Série Tudor) ou o Ken Follet (autor de Os Pilares da Terra e da Trilogia do Século), mas Markus Zusak escreveu o melhor Romance Histórico que eu já li. A Menina que Roubava Livros é forte, doce, brutalmente real, e honestamente esperançoso, tudo ao mesmo tempo.



6) New Adult: Becca Vincenza

New Adult é um gênero de literatura que eu conheci através da literatura americana – honestamente não sei o quanto ele está presente aqui no Brasil – que representa livros de conteúdo adulto para aqueles adultos que gostam de livros Young Adult. Geralmente eles contêm cenas de sexo e/ou violência bastante explícitas – e por vezes provavelmente seriam chamados de livros de Ficção Erótica aqui no Brasil. Os Cinquenta  Tons de Cinza (que eu não li) , por exemplo, é um livro de N.A. É uma leitura bem indulgente, o equivalente literário de um bolo de chocolate – uma delícia, mas não te nutre muito. E o que há de mal nisso? Becca Vincenza, autora independente, escreve a série Rebirth (ainda não traduzida para o português, começando com Damaged), que mistura N.A. com literatura Paranormal. É super quente e rápida de ler, bom para aquelas semanas que a vida está dura e chata.  Oh lá lá!


5) Infantil: Frances Hodgson Burnett

Essa foi a categoria mais difícil de escolher para mim. Tantos ídolos, tantos autores maravilhosos. Monteiro Lobato, Ziraldo, Dr. Seuss (sério, ele é um gênio mesmo!), Eleanor H. Porter (autora de Polyanna), Maurício de Souza... Quase impossível escolher. Mas tive que indicar a autora do meu livro infantil favorito, O Jardim Secreto, e que também escreveu A Princesinha. Doce, profunda e incrivelmente sensível às emoções de uma criança, Frances Hodgson Burnett sabe criar sonhos reais.


4) Ficção Científica (Sci Fi): Orson Scott Card

Quando eu li a série Ender’s Game (começando por O Jogo do Exterminador), eu realmente não esperava receber tudo o que ganhei com o livro. Achei que seria um livro legal, cheio de ação, com muita inteligência e heroísmo. E é, mas é muito, muito mais do que isso também. Já falei isso aqui antes, mas os livros dele não são livros sobre alienígenas, são livros sobre humanidade. Ele me tocou profundamente (principalmente em Orador dos Mortos e Xenocídio) e mudou um tanto a maneira que eu vejo o mundo. Não é fácil conseguir isso tudo em um livro só, e enquanto a gente se diverte!


3) Young Adult: Laini Taylor

Sim, eu professo o meu amor eterno! Y Como é linda a escrita de Laini Taylor! Venho falando isso há algum tempo já, nas resenhas dos livros de Feita de Fumaça e Osso (que estou relendo neste momento e que só ficam melhores com o tempo). Ela escreve Fantasia Y.A., e eu não tenho palavras para descrever a imaginação fantástica dessa mulher. Seus livros e contos (que já li todos) são idílicos e reais, profundos e engraçados, doces e agridoces – sempre um equilíbrio mágico de tudo que é bom e humano. Seus personagens são pessoas que – monstros ou não – eu queria conhecer, ser amiga, chamar para jantar lá em casa, para ir num bar tomar um chopp com bolinho de carne seca, qualquer coisa! E o cabelo dela é rosa, coisa que eu acho que tem que se ter coragem e personalidade para fazer. Se não leram nada dela – leiam, agora!


2) Fantasia: Brandon Sanderson

Argh, meu coração se parte em dois, mas na batalha épica que aconteceu dentro de mim entre Brandon Sanderson (autor da Trilogia Mistborn) e George R.R. Martin (autor de As Crônicas de Gelo e Fogo), a vitória foi de Brandon Sanderson. Foi por pouco, porque GRRM é mesmo um autor espantoso. Ele cria mundos complexos, intrigas políticas e personagens assombrosos como ninguém, além de ser a prova viva para mim que não é necessário gostar de um personagem para amá-lo (Petir Baelish é quem eu estou pensando). Mas Brandon Snderson também tem tudo isso. Ele não só criou vários livros em vários mundos, como criou-os todos dentro de um universo coeso chamado Cosmere. Sério!! (Mais sobre isso aqui). Além disso, ele nunca fica um ano inteiro sem lançar um livro (o que neste caso acho mais respeitoso com os seus fãs). E tem mais uma coisa, quase intangível, que o fez ganhar nos meus olhos – os livros do Brandon Sanderson são muito realistas, como os do GRRM, mas tem um tom bem mais esperançoso.


1) Clássico: Jane Austen

Jane Austen nasceu 239 anos atrás, mas ela foi uma mulher à frente do seu tempo. Suas personagens femininas tinham personalidades e opiniões fortes e lutaram pelo que acreditavam. Eles eram, para a época, muito ousadas! A própria Austen foi extremamente corajosa por sequer se atrever a escrever um livro naquela época. Foi muitas vezes não é que uma mulher foi permitido pensar, muito menos para ser publicado. Tanto que os seus primeiros romances foram publicados originalmente como "por uma senhora", e somente o último livro que publicou teve o seu nome na capa (Emma, publicado em 1816, um ano antes de ela morrer). Orgulho e Preconceito é de longe o meu clássico favorito, mas seus outros 5 livros (Razão e Sensibilidade, Mansfield Park, Emma, Persuasão, e A Abadia de Northanger) também tem um lugar especial no meu coração.

Este é o meu Top Ten de hoje! Ufa! Não foi fácil deixar tantos autores que eu amo de fora! Eu estou me sentindo super traidora.


E os seus autores favoritos, quais são? Esqueci de alguém? Se vocês não perceberam, eu não listei nenhum livro de Ficção Contemporânea. É porque não é o gênero que eu mais leio... Se é o seu, eu adoraria uma dica de livro ou autor bom que escreve Ficção Contemporânea. Ou então me conte a sua opinião sobre estes autores aqui, sobre quais deles você está planejando ler, ou fale do que quiser! Eu prometo que respondo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário