terça-feira, 21 de julho de 2015

Top Ten Tuesday: Dez Livros que Celebram a Diversidade



Eu sei, eu sei, faz muito tempo que eu não escrevo no blog!

É que eu e meu blog tivemos uma “crise” por volta do meu aniversário no mês passado. Eu me perguntei se continuar escrevendo sobre livros era o que eu queria fazer com (basicamente todo) o meu tempo livre. Eu me senti mais uma na multidão, e o que eu procurava (fazer mais amigos que dividem a minha paixão), não aconteceu através do blog (mas sim do Goodreads).

Então eu tirei um mês de férias para entender essas questões existenciais, e honestamente eu não sei a resposta ainda! Mas enquanto eu não me acerto, vou escrevendo um pouco do que tenho vontade. E hoje é este Top Ten Tuesday!

Top Ten Tuesday é um meme criado pelo Blog americano TheBroke and The Bookish onde toda terça feira bloggers do mundo inteiro escrevem sobre uma lista de 10 coisas. Essa semana eu vou falar sobre Dez livros que celebram Diversidade – seja por falarem de personagens com religiões diferentes das que estamos acostumados, por terem personagens principais que fazem parte de uma minoria de raça ou orientação sexual, seja por falarem de condições físicas e/ou transtornos que não vemos muito em livros. Eu adoro livros com diversidade, pois eles normalmente trazem para mim um mundo como qual eu tenho pouco contato, ou uma perspectiva de vida que não é a minha – além de darem uma dimensionalidade muito interessante para história.

Nos Estados Unidos lançou-se uma campanha que se chama #weneeddiversebooks (nós precisamos de livros com diversidade), que vem fazendo sucesso e fazendo a diferença. É importante que as pessoas (especialmente os jovens) possam se ver dentro dos livros, especialmente quando são não-brancos, não-heterossexuais, não-cristãos, e/ou com qualquer tipo de deficiência – porque isso faz uma diferença grande na maneira como eles se sentem incluídos na sociedade. Mas é também muito importante que todas as pessoas possam perceber que é possível se identificar com qualquer tipo de personagem, não importa quão diferente de você ele é. Pessoas são pessoas, e estes livros estão aí para provar isso para o mundo. Alguns destes livros são sobre Diversidade, outros simplesmente tem personagens diversos neles. E todos eles são maravilhosos!


10)  O Menino de Vestido, de David Walliams

 Esta é uma história sobre um menino que descobre que gosta de usar vestidos, mas que nem por isso deixa de gostar de jogar futebol. É infanto-juvenil, e esta é a principal razão que eu a adoro! Ela traz uma mensagem linda para as crianças (e adultos) que a leem: tudo bem eu ser como eu sou (o que quer que isso seja). Ela não fala explicitamente de sexualidade, ou sequer de identificação sexual (já que o personagem é criança, e tem muito tempo para se entender sobre este ponto de vista pela frente). Ele fala de aceitação, e isso é o mais importante da história.


9) O Estranho Caso do Cachorro Morto, de Mark Haddon 

Esta é uma história de mistério e coragem – contada pelo ponto de vista de um menino Autista. Quando eu a li, eu estava na faculdade (de Psicologia), e eu me lembro do quanto esta história me ajudou a realmente compreender as coisas que eu tinha estudado sobre os transtornos e síndromes do espectro Autista. Além disso, ele é um livro divertido, lindo e cheio de esperança.



8) Americanah, de Chimamanda Ngozi Adichie

Este livro, sobre uma jovem Nigeriana que se muda para os Estados Unidos para tentar uma vida melhor, me tocou profundamente. É incrível como foi fácil eu me identificar com uma pessoa de outra cultura e raça completamente diferente da minha (que era o que eu falava no começo). É um livro político, que fala sobre preconceito e imigração; mas é também um livro extremamente humano.



7) Coleção Graceling, de Kristin Cashore (tradução de Chico Lopes)

Estes livros, (Graceling; Fogo. Como Tudo Começou; e Bitterblue) fazem parte de uma mesma coleção, mas não sequencias um do outro. E em todos eles você vai encontrar um diálogo abrangente e interessante sobre sexualidade. Eles têm personagens gays, bissexuais, e uma variedade de discussões saudáveis sobre isso. Além disso, em um dos livros um personagem principal se torna deficiente visual, e tem que lidar com isso (apesar de ser uma deficiência diferente, uma vez que ele tem poderes mágicos). São histórias cheias de ação e aventura, coragem e força, que eu recomendaria para qualquer simpatizante da Fantasia Épica.


6) As Crônicas de Bane, de Cassandra Clare

Como eu já mencionei aqui no blog, eu não sou a maior fã da série Instrumentos Mortais (apesar de ter adorado Peças Infernais), mas adoro a escrita divertida e exagerada de Cassandra Claire. As Crônicas de Bane são uma coleção de dez contos sobre Magnus Bane, que é sem dúvida o melhor personagem de Instrumentos Mortais, na minha opinião. Ele é um feiticeiro imortal, pansexual, de olhos puxados e um senso de humor rápido e ácido! Não tem como não amá-lo. Alguns dos contos vão fazer mais sentido para quem já leu os livros, ou pelo menos conhece um pouco do universo de Instrumentos Mortais, mas em geral as histórias são autoexplicativas, e interessantes por si só.


5) Série Sookie Stackhouse (ou Vampiros Sulistas), Charlaine Harris

Esta série de livros inspirou o seriado True Blood (que foi pouco fiel à história original), em que Sookie Stackhouse, uma garçonete do interior do Sul dos Estados Unidos, descobre o mundo (que em seu caso, é sobrenatural). Com inúmeros personagens diversos (homens e mulheres homossexuais, pansexuais, trans, com deficiência...), este mundo é repleto de aventura de todos os tipos.



Livros que eu ainda não li: Queria falar também de livros que estão na minha TBR, mas que ainda não li. Todos eles me foram muito bem recomendados por pessoas confiáveis e sensíveis aos assuntos em pauta. Coloquei a sinopse, e os links são para o Goodreads ou Skoob.


4) Garotas de Vidro: A verdade nem sempre é o que enxergamos, de Laurie Halse Anderson 

“Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda. 
Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.”
Ouvi dizer que esse é um dos melhores livros sobre distúrbios alimentares que tem por aí.


3) Will e Will - Um nome, um destino, de John Green e David Levithan 

“Tiny é um jogador de futebol americano gay, que resolve fazer um musical completamente constrangedor em homenagem ao seu melhor amigo (hétero) Will Grayson. A escola toda acha que Will é o namorado de Tiny, mas a verdade é que Tiny se apaixona perdidamente a cada 5 minutos por um menino diferente. Até que Will Grayson conhece outro Will Grayson. Esse sim, é gay, e claro, fica completamente apaixonado por Tiny. Agora, o musical será ainda mais constrangedor do que nunca, proclamando o amor universal que Tiny sente por todo mundo chamado Will Grayson.”
John Green é o famoso escritor de, entre outras coisas, A Culpa É das Estrelas e Torres de Papel; e David Levithan é um autor de best-sellers que frequentemente incluem personagens gays (se você procura livros com personagens LGBTQ+, vale a pena começar com ele). Este livro estreou em 3º lugar na lista do New York Times, o primeiro livro com personagens gays a aparecer na lista.


2) Estudos Sobre Veneno (Trilogia As Lendas de Yelena Zaltana), de Maria V. Snyder

“Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto.”
A história é muito intrigante, e me disseram que um dos personagens principais é transexual.


1) À Procura de Audrey, de Sophie Kinsella (será lançado em 3 de Agosto de 2015)

“A rainha do Chick-Lit e das listas do New York Times em seu primeiro YA: um romance inspirador sobre família, primeiro amor e depressão. Audrey, 14 anos, leva uma vida relativamente comum, até que começa a sofrer bullying na escola. Aos poucos, a menina perde completamente a vontade de estudar e conhecer novas pessoas. Sem coragem de sair de casa e escondida por um par de óculos escuros, a luz parece ter mesmo sumido de sua vida. Até que ela encontra Linus e aprende uma valiosa lição: mesmo perdida, uma pessoa pode encontrar o amor.”
Para quem não leu nas entrelinhas, este é um livro sobre Fobia Social. Um livro engraçado, romântico e (dizem) bem feito sobre Fobia Social! YES!!!!


Este é o meu Top Ten de hoje! Mas para quem lê em inglês, eu também indicaria: Every Last Word, de Tamara Ireland Stone (sobre Trantorno Obssessivo Compulsivo); None of the Above, de I. W. Gregorio (sobre uma pessoa que tem os dois gêneros, feminino e masculino); Love in the Time of Global Warming, de Francesca Lia Block (personagem principal transexual). Existem muitos, muitos outros. Uma lista que eu amo é a do próprio site do We Need Diverse Booksque tem uma lista de listas específicas.

E você? Já leu algum destes livros? Tem mais algum para me indicar?



Nenhum comentário:

Postar um comentário