Resenha Convergente (Trilogia Divergente Livro 3), de Verônica Roth

Título Original: Convergent
Autor: Veronica Roth 
Lançamento: 22 de Outubro de 2013
Número de Páginas: 526 páginas
Editora: HarperCollins Children's Books

Título Nacional: Convergente, Uma Escolha Vai Te Definir (Trilogia Divergente Livro 3)
Tradutor:  Lucas Peterson 
Lançamento no Brasil: 7 de março de 2014
Número de Páginas: 528 páginas
Editora no Brasil: Rocco

Esta resenha tem Spoilers para os livros anteriores!

Resenha: Escrever esta resenha foi algo doloroso para mim! Depois de dois livros maravilhosos, este livro final foi, para mim, apenas “ok”.
Sinto muito dizer isso, mas é o que é ... Honestamente, ainda assim considero que esta trilogia vale muito a pena. É uma história que é interessante, que ainda levanta muitos pontos importantes sobre liberdade, que fala de uma maneira muito legal sobre para onde a nossa sociedade está seguindo do ponto de vista humano.

Mas este livro não foi tão forte para mim. Verdade, eu estava com uma expectativa enorme com relação a ele. Eu terminei Insurgente pensando como Veronica Roth criou um desafio gigante para si mesma: trazer esta distopia para o nosso mundo. Porque na verdade, foi isso que ela fez, não é? No final do Insurgente nós ficamos sabendo que Chicago é um experimento dentro do nosso mundo, então faz sentido que Tris, Quatro, e todos os outros Divergentes saiam da cidade para completar o experimento e saber o que restou lá fora. Mas será que a estória iria continuar sólida na veda real? Bom, o que aconteceu foi:

No início parecia que sim, Roth estava dando conta super bem de fazer esta transição. Começou devagar, mas acho que isso faz sentido uma vez era um verdadeiro mundo novo para ela escrever.
E No meio ele ficou difícil de aguentar. Não sei se foi excesso de realismo ou simples falta de experiência com um livro final (este foi o primeiro livro final da autora), mas os personagens perderam muitas das suas características pessoais em vários momentos. A Tris em especial, que sempre enfrentou tudo de frente e foi muito mais de agir do que de racionalizar, derrepente soltava uma lição de moral a cada capítulo! Juro por Deus que houve um momento no meio do livro que eu quase parei de ler.

Eu não parei, e ainda bem, já que (felizmente!) o livro melhorou muito no fim! A ação começou, os personagens se encontraram, e o final foi exatamente o que eu esperava e acredito que deveria ser. Foi um final polêmico, isso eu posso dizer. Mas realmente foi o final perfeito para esta história!

No Geral:
Minha classificação: 3.5 de 5 estrelas
Eu leria este livro novamente? Sim.
Leria outros livros escritos pela autora? Com certeza!
Eu recomendo? Sim! Acho que é uma série inescapável se você ama YA, Distopias, ou livros cheios de ação. Você também vai gostar dessa série se gostou de: Jogos Vorazes, de Suzanne Collins; e Legend, de Marie Lu.
Classificação Indicativa: A partir dos 13 anos. Não é muito gráfico, mas esse livro tem um pouco de conteúdo de sexo e violência, além de decisões muito complexas para quem tem menos idade que isso. Mas não tem limite de idade para cima!

MEU PRÓXIMO LIVRO, POR FAVOR!

Se você já leu e gostou desta série, eu recomendo: A trilogia Delírio, de Lauren Oliver, por ser um mundo distópico fenomenal e incrivelmente possível, cheio de ação e surpresas; A trilogia Destino, de Ally Condie, por ser uma distopia que, apesar de mais doce e branda, é uma história surpreendentemente forte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário